Aspiração folicular na FIV: como é feita?

Home / Procedimentos Relacionados / Aspiração folicular na FIV: como é feita?

Infertilidade Masculina

Aspiração folicular na FIV: como é feita?

A aspiração folicular é um procedimento que realizamos em ciclos de fertilização in vitro (FIV) para coletar os óvulos a serem fecundados em laboratório.

Ela é feita após a estimulação ovariana, primeira etapa da FIV. A aspiração é feita por punção em ambiente laboratorial com a mulher sob sedação para que não haja desconforto ou dor.

Quer saber como é feita a aspiração folicular? Acompanhe o texto!

FIV

A FIV é o principal tratamento de reprodução assistida hoje no mundo, principalmente em virtude das altas taxas de sucesso.

Ela é feita em 5 etapas: estimulação ovariana e indução da ovulação, aspiração folicular, fecundação dos óvulos, cultivo de embriões em laboratório e transferência embrionária.

Na estimulação ovariana e indução da ovulação, a mulher faz uso de medicamentos à base de hormônios para estimular os ovários a produzirem um número maior de folículos e, consequentemente, de óvulos, para que a FIV tenha uma chance maior de sucesso.

Aspiração folicular durante um ciclo de FIV

A aspiração folicular é um dos eventos mais importantes para a FIV, já que sem a coleta dos óvulos não é possível fazer a fecundação em laboratório, e a gravidez não ocorre.

Durante o estímulo ovariano, o desenvolvimento folicular é monitorado por ultrassom seriado. Atingido o objetivo final, que é a maturação folicular, é administrado uma dose de hCG (hormônio gonadotrofina coriônica humana) ou análogo, e exatas 36 horas depois é realizada a aspiração.

O ambiente do laboratório é uma área criteriosamente controlada da clínica, em que o ar ambiente é filtrado e a temperatura e umidade são controladas com extremo rigor. Para entrar nesse ambiente, é necessário trocar de roupa (roupa apropriada) após banho sem uso de qualquer tipo de cosmético.

A mulher deverá estar sem esmalte nas unhas e em jejum, pois será submetida a uma analgesia para a punção ovariana, que será realizada guiada por ultrassonografia.

Cada folículo é aspirado individualmente e o material é passado ao laboratório para avaliação pelo embriologista. Usa-se, na aspiração, uma bomba de sucção, que mantém pressão de aspiração constante e controlada.

Após a aspiração de todos os folículos, a mulher é mantida em repouso por 3 horas, tendo seus sinais vitais acompanhados e monitorados. Estando tudo bem, recebe alta e novas orientações médicas.

Etapas finais da FIV

Depois da coleta dos óvulos, fazemos a fecundação do óvulo em laboratório. A FIV pode ser feita da forma tradicional, óvulo e espermatozoides são colocados na mesma placa de cultivo e mantidos em incubadora, que simula o ambiente uterino, para que fecundem de forma natural, sem nenhuma ajuda externa..

A FIV também pode ser realizada através da técnica de injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI). Na ICSI, o embriologista captura um único espermatozoide e, também em uma placa de cultivo, o injeta diretamente este espermatozoide diretamente dentro do óvulo.

Depois da fecundação, o embriologista acompanha o desenvolvimento embrionário que também ocorre dentro da incubadora.

Aqueles óvulos que fecundaram e deram origem ao embrião são mantidos por alguns dias ainda em incubadora até estarem adequadamente desenvolvidos para a transferência ao útero da mãe, que pode ser feita no 2º/3º (estágio de clivagem) ou no 5º dia de desenvolvimento (estágio de blastocisto).

A última etapa é a transferência dos embriões ao útero materno, de acordo com a idade da mulher que gerou os óvulos. No caso de óvulos doados, por exemplo, a idade considerada é a da doadora, não da receptora. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM):

  1. a) mulheres até 35 anos: até 2 embriões;
  2. b) mulheres entre 36 e 39 anos: até 3 embriões;
  3. c) mulheres com 40 anos ou mais: até 4 embriões.

Cerca de 15 dias depois da transferência, é possível fazer o teste de gravidez para saber se a FIV teve sucesso.

Gostou de saber mais sobre a aspiração folicular e como ela é aplicada na FIV? Compartilhe esse conteúdo e suas redes sociais, talvez seja interessante de fazer essa informação chegar a outras mulheres que também estejam precisando dessa informação.

Agende uma consulta Clique aqui