Orquite: causas, sintomas e tratamentos para inflamação no testículo.

Home / Doenças que causam Infertilidade / Orquite: causas, sintomas e tratamentos para inflamação no testículo.

Orquite: causas, sintomas e tratamentos para inflamação no testículo.

A inflamação no testículo, ou orquite, é uma doença que acomete um número elevado de homens todos os anos. Os sintomas podem parecer pouco graves, mas evoluem para problemas extremamente sérios, portanto a doença deve ser avaliada com cuidado.

Quer saber mais sobre as causas e os sintomas dessa patologia? Então acompanhe o nosso texto!

O que é orquite e quais as principais causas?

Orquite é uma inflamação no testículo, que pode ocorrer por um trauma local, torção testicular ou por uma infecção provocada por vírus, bactéria, fungo ou parasita. No entanto, a maioria dos casos está ligada ao vírus da caxumba ou bactérias (Clamídia ou Gonococos).

Ela pode acometer um ou os dois testículos e pode ser classificada como orquite crônica, ou aguda. Além de inflamar os testículos, a orquite também pode afetar o epidídimo, finus ductus onde o espermatozoide sofre maturação em seu trajeto. Quando isso ocorre, a doença é chamada de orquiepididimite.

É de fundamental importância seu diagnóstico precoce para reduzir as chances de infertilidade.

Quais são os sintomas?

No caso das orquites crônicas, o quadro geralmente é assintomático ou apresenta dor escrotal intermitente. Já quando o quadro é agudo, pode provocar bastante incômodo. Dor intensa, aumento no testículo e febre são os mais comuns. Quando relacionados à caxumba, os sintomas costumam aparecer em média sete dias após o edema da face e da febre. É importante estar atento a essa evolução, pois ela pode provocar infertilidade nos homens adultos.

Quais os principais tratamentos?

O tratamento requer uso de anti-inflamatórios, analgésicos e antibiótico quando é secundário à infecção das vias urinárias. Utiliza-se também bolsa de calor local ou gelo, dependendo da fase da doença.

Repouso é importante.

A inflamação no testículo pode causar sequelas graves, como a infertilidade. Portanto, é fundamental procurar um médico ao perceber os primeiros sintomas. É muito importante estar atento a esses sinais e sintomas também em crianças, pois podem indicar torção de testículo. Nesse caso, o tratamento é cirúrgico com urgência.

E aí, gostou do nosso post e aprendeu um pouco mais sobre inflamação no testículo? Então leia também nosso texto sobre as 5 causas mais comuns da infertilidade masculina e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!