Uretrite: sintomas, causas e tratamentos da inflamação na uretra

Home / Doenças que causam Infertilidade / Uretrite: sintomas, causas e tratamentos da inflamação na uretra

Infertilidade Masculina

Uretrite: sintomas, causas e tratamentos da inflamação na uretra

A uretrite é uma doença comum que afeta tanto mulheres como homens. Ela provoca sintomas que geram um grande desconforto e prejudicam muito a qualidade de vida, mas poucas pessoas conhecem seus sintomas e não procuram o médico para solucionar o quadro.

Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre a inflamação na uretra, suas causas, sintomas e tratamentos. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

O que é uretrite e quais são seus tipos e causas?

A uretrite é uma inflamação do canal uretral que pode ter diversas causas. Ela pode ser provocada por um trauma no local, tanto interno quanto externo, ou por alguma bactéria, vírus ou fungo. Existem dois tipos principais da doença:

1. Uretrite gonocócica

É causado pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. A uretrite gonocócica provoca um grande volume de corrimento amarelo-esverdeado, extremamente malcheiroso, que contém pus e sai pela uretra. Além disso, a pessoa sente ardor uretral, dificuldade para urinar e frequência aumentada. Surge em média de 1 a 3 dias após contato sexual sem preservativo.

2. Uretrite não gonocócica

Este tipo da doença é causado por outros tipos de bactérias, em especial pela Chlamydia trachomatis.

Dependendo das causas da uretrite, os sintomas poderão variar e, da mesma forma, a maneira de tratar a doença será diferente, para que a cura completa seja alcançada. Dessa maneira, é imprescindível procurar um médico especialista, ginecologista ou urologista, para a correta avaliação e tratamento.

Diferencia-se da gonorreia por ser tardia. Ocorre após de 3 a 21 dias do contato sexual. Provoca pequena secreção na uretra, de cor clara, que é mais perceptível pela manhã como uma gota de pus na roupa íntima do homem.

Pode ocorrer coceira na uretra, como se tivesse um “bichinho nadando pelo canal”.

Por ser pouco sintomática, corre-se o risco de não ser valorizada e levar à doença crônica na próstata ou provocar infecções nos testículos/epidídimos.

É uma causa comum de infertilidade.

Quais os principais tratamentos?

O tratamento da uretrite é realizado com antibióticos, mas a escolha do medicamento específico vai depender do tipo da doença, se gonocócica ou não.

É importante ser tratada por um especialista e ter o acompanhamento para a cura.

E aí, gostou do nosso texto e aprendeu um pouco mais sobre a inflamação na uretra, suas causas, sintomas e tratamento? Então siga nossa página no Facebook e Instagram e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!

Agende uma consulta Clique aqui