Estresse e excesso de peso estão entre as causas da infertilidade?

Home / Doenças que causam Infertilidade / Estresse e excesso de peso estão entre as causas da infertilidade?

Estresse e excesso de peso estão entre as causas da infertilidade?

É comum que tenhamos muitas dúvidas quanto às causas da infertilidade e, quando conversamos sobre isso com familiares ou amigos, o senso comum costuma prevalecer.

Se você estiver estressado ou com excesso de peso, é bem provável que as pessoas do seu convívio apontem esses fatores como causa, assim que começar a se queixar de dificuldades para engravidar. Entretanto, somente um médico, após a realização de exames, poderá dizer qual é a real causa da sua infertilidade.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre esse assunto, convidamos você a continuar a leitura e descobrir se há relação entre o estresse e a infertilidade.

Como o estresse pode provocar a infertilidade?

Segundo um estudo publicado em um periódico eletrônico, pessoas com dificuldades de engravidar podem ser afetadas pelo estresse, mesmo quando em tratamento. Apesar disso, os médicos acreditam que o estresse não pode ser considerado uma das causas da infertilidade de forma direta.

O que ocorre é que ele provoca reações negativas nas regiões que regulam a produção de hormônios. A ovulação é estimulada por essas substâncias, o que significa que os hormônios precisam estar equilibrados para que a mulher ovule.

Nos homens, o estresse pode resultar em baixa libido e, até mesmo, em problemas de ereção. Muitos casais nessa situação procuram pela reprodução assistida. Entretanto, o processo gera ainda mais ansiedade e é possível que a dificuldade persista.

Qual é a relação entre excesso de peso e infertilidade?

As proporções entre peso e altura podem ser medidas por meio do IMC — para fazer esse cálculo, basta dividir o seu peso pela altura elevada ao quadrado. Resultados acima de 25 indicam sobrepeso e os acima de 30, obesidade. Os médicos costumam alertar que essa condição traz diversos danos à saúde e sempre aconselham a redução do peso.

Entretanto, quando o assunto é fertilidade, é possível que o excesso de peso tenha a sua parcela de responsabilidade na dificuldade de engravidar. Um estudo publicado na Obstetrics & Ginecology Clinics of North America mostra que a infertilidade está ligada a esse fator.

Isso acontece porque o tecido adiposo produz substâncias que se espalham no organismo denominadas adipocinas. Elas dificultam a comunicação entre as células do corpo, incluindo a região do cérebro responsável pela ovulação.

Nos homens, essa má comunicação entre as células do organismo pode levar a uma produção menor de testosterona e maior de estradiol, reduzindo a libido e afetando diretamente a produção de espermatozoides. Excesso de peso provoca alteração na quantidade e qualidade dos espermatozoides no sêmen, por alterações hormonais. Quanto mais gordura acumulada, maior é a produção do hormônio feminino. Este desiquilíbrio hormonal desfavorece a produção de bons espermatozoides.

É possível tratar esses problemas?

Em casos nos quais o estresse ou o excesso de peso estejam afetando a fertilidade, é necessário realizar o tratamento adequado. No primeiro caso, como dissemos, ele pode ser agravado durante o processo — o ideal é que o casal busque terapias que visem ao bem-estar físico e psicológico.

Quer engravidar? Tenha um bom índice de massa corporal. Para perder peso, faça de forma orientada e saudável, com auxílio médico e/ou de nutricionista.

Pessoas com excesso de peso devem buscar mudanças de hábitos de vida. Desenvolver uma alimentação mais saudável e adotar a prática regular de exercícios físicos estão entre as principais medidas que precisam ser tomadas.

Ao final, com a conquista do peso ideal, o indivíduo perceberá que, além da fertilidade, diversos outros aspectos de sua saúde estarão melhores.

Entendeu como o estresse e o excesso de peso estão entre as causas da infertilidade? Se as informações acima foram úteis para você, compartilhe este post em suas redes sociais e contribua para que seus amigos saibam da importância do cuidado físico e mental para quem deseja engravidar.