Tratamento de câncer causa infertilidade?

Home / Doenças que causam Infertilidade / Tratamento de câncer causa infertilidade?

Tratamento de câncer causa infertilidade?

O câncer é uma doença que causa diversas alterações em nossa vida. É claro que existem alguns tipos mais agressivos e outros mais amenos, mas costuma-se dizer que a vida do paciente muda drasticamente após passar pela doença. Mas será que o câncer causa infertilidade?

Você provavelmente já ouviu casais que enfrentaram o câncer dizer que encontram dificuldades para engravidar, mesmo após totalmente curados. Mas será que essa relação realmente existe ou a dificuldade pode estar ligada a fatores emocionais?

Mito ou verdade?

Pessoas que tiveram câncer realmente podem apresentar infertilidade, e a causa é totalmente orgânica —ou seja, ocorre mesmo que o emocional se encontre preservado.

Na verdade, o que causa infertilidade não é o câncer, mas sim o tratamento. Aplicações de quimioterapia e radioterapia, necessárias para o combate à doença, acabam por prejudicar o sistema reprodutor, tanto nos homens quanto nas mulheres.

Qual é o efeito desses tratamentos no organismo?

O objetivo da quimioterapia e da radioterapia é combater as células cancerígenas do organismo, mas não existe um mecanismo que faça com que somente essas células sejam atacadas.

Assim, o tratamento também pode acabar prejudicando as células reprodutoras (óvulos e espermatozoides). É por isso que quem teve câncer pode descobrir-se infértil.

Trata-se de um efeito colateral do tratamento, e não da doença em si.

O que fazer então?

Pessoas que precisam de submeter a esses tratamentos devem estar cientes dos riscos que eles apresentam à capacidade de se reproduzir.

Para contornar o problema, existe a alternativa de congelar óvulos, espermatozoides ou embriões antes de iniciar o tratamento contra o câncer. Essa medida permite ao indivíduo utilizá-los mais tarde, quando o desejo de ter filhos vier à tona.

E se a mulher estiver grávida?

Descobrir-se com câncer e grávida ao mesmo tempo é, sem dúvidas, uma situação extremamente delicada. Se uma mulher é diagnosticada com a doença e tem dúvidas quanto a uma possível gravidez, é importante fazer um teste para verificá-la.

Para essas pacientes, o médico poderá orientar outras alternativas de tratamento. Quimioterapia e radioterapia são contraindicadas para gestantes.

Quais desafios ainda persistem para a medicina?

Outra alternativa para que a fertilidade seja preservada com o tratamento do câncer é a criopreservação do tecido dos ovários ou dos testículos.

A técnica, que ainda está em desenvolvimento, consiste em retirar um pequeno pedaço desses tecidos e mantê-los congelados em laboratório. Posteriormente, eles seriam transplantados para o próprio paciente.

Trata-se de uma alternativa eficaz para mulheres que precisam iniciar o tratamento imediatamente e não podem esperar para coletar os óvulos, por exemplo.

Também está em teste a supressão ovariana, método no qual são ingeridos medicamentos que fazem com que os ovários entrem em uma espécie de hibernação durante o tratamento, não sendo atingidos pelos efeitos colaterais.

Agora que você entendeu por que o tratamento do câncer causa infertilidade, que tal continuar acompanhando outras informações fundamentais para cuidar da sua saúde? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo!