Dificuldades para engravidar: conheça 7 possíveis causas

Home / Doenças que causam Infertilidade / Dificuldades para engravidar: conheça 7 possíveis causas

Infertilidade Masculina

Dificuldades para engravidar: conheça 7 possíveis causas

Nem todas as mulheres têm vontade de ser mãe, mas, para muitas, a maternidade é um verdadeiro sonho, algo que deve acontecer para completar suas vidas. O que fazer então quando há dificuldades para engravidar?

Enquanto algumas engravidam acidentalmente, em um único dia que se esquecem de tomar a pílula, outras tentam incansavelmente durante anos e nada acontece. Alguns dirão que se trata de sorte ou destino, mas o fato é que, se você já tenta engravidar há mais de um ano e ainda não conseguiu uma gestação, talvez seja hora de procurar um médico especialista.

A dificuldade para engravidar pode estar relacionada a fatores físicos ou emocionais. Para ajudar você a identificá-los, listamos aqui as 7 principais causas de infertilidade:

1. Endometriose

Trata-se de um problema que afeta de 10% a 15% das mulheres em idade fértil e consiste na presença de tecido semelhante ao endométrio fora do útero. Os sintomas da doença são cólicas abdominais durante ou mesmo fora das menstruações e dor durante o ato sexual. O tratamento depende dos interesses do casal.

2. Ansiedade

Você já ouviu histórias de mulheres que estavam ansiosas demais para engravidar e só conseguiram quando pararam de pensar nisso?

Isso acontece porque o hipotálamo, responsável pela liberação de hormônios, é diretamente afetado pelo fator emocional. O resultado? A produção dos hormônios que influenciam no ciclo menstrual e na ovulação também é alterada quando a mulher passa por situações que causam ansiedade ou estresse elevado. É um fator pouco frequente como causa da infertilidade.

3. Síndrome dos ovários policísticos

Algumas mulheres têm microcistos nos ovários, o que resulta em ciclos irregulares. E não é só isso: o problema ainda pode causar cólicas e normalmente está associado a casos de dislipidemia, além da dificuldade para engravidar, devido à falta de regularidade na ovulação.

O tratamento é feito à base de medicamentos que estimulam a ovulação.

4. Varicocele

A infertilidade não ocorre somente nas mulheres! A varicocele acomete as veias de drenagem presentes nos testículos e está entre as principais causas da infertilidade masculina.

Com essa condição, as veias retêm o sangue, o que torna o ambiente tóxico devido à baixa drenagem do sangue local. Isso também causa um aquecimento acima do normal na região e afeta a produção de espermatozoides.

5. Infecções sexualmente transmissíveis

Algumas ISTs (nova nomenclatura adotada pelo Ministério da Saúde para DSTs), quando não tratadas adequadamente, causam inflamações que afetam a fertilidade. Isso acontece tanto em mulheres quanto em homens.

A gonorreia, por exemplo, pode causar inflamação na pélvis das mulheres e obstruir o canal masculino por onde saem os espermatozoides. De modo geral, são altamente prejudiciais para ambos os sexos.

6. Quimioterapia

Se você está ou esteve recentemente em tratamento de câncer, é provável que encontre muitas dificuldades para engravidar. Os compostos químicos aplicados durante o tratamento destroem não só as células cancerígenas, mas também os óvulos.

Mulheres nessa situação normalmente conseguem ter filhos somente por meio de reprodução assistida. É fundamental uma completa avaliação pelo médico fertileuta e a opinião de seu médico oncologista para a decisão do tratamento de reprodução assistida antes ou depois do tratamento oncológico.

7. Idade

Quando uma mulher chega aos 25 anos, 70% da sua reserva de óvulos já se foi. Aos 30 anos, ela já perdeu 80%. É por isso que as chances de engravidar diminuem com a idade. Esse quadro costuma se agravar em mulheres com mais de 35 anos.

Independentemente de qual seja o seu caso, sempre há solução. O ideal é que você e seu parceiro procurem um médico para descobrir a origem das dificuldades para engravidar. Gostou do artigo? Curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades!

Agende uma consulta Clique aqui