Qual a diferença da fertilidade para o homem e para a mulher?

Home / Tratamentos de Reprodução Assistida / Qual a diferença da fertilidade para o homem e para a mulher?

Infertilidade Masculina

Qual a diferença da fertilidade para o homem e para a mulher?

Geralmente as mulheres são mais férteis até uma idade anterior a idade dos homens. Quando uma criança mulher nasce, ela possui 1.000.000 de óvulos. Ao alcançar a puberdade, restam apenas 300.000. Durante o período de reprodução da mulher, aproximadamente 300 óvulos serão ovulados.

A capacidade fértil feminina geralmente começa a diminuir com a aproximação do final dos 20 anos. Sendo que, os maiores índices de fertilidade estão entre os 20 e 24 anos de idade. Após os 35 anos, a probabilidade de uma mulher engravidar naturalmente reduz em 50% comparado aos 24 anos. E após os 40, a redução é de 50% em relação aos 35 anos.

Alguns problemas de saúde, como miomas e a endometriose, podem ser determinantes para as questões de fertilidade da mulher.

Os miomas são tumores sólidos benignos, acabam interferindo na reprodução porque dependendo do local onde se desenvolvam, podem impedir a fecundação. Os miomas são mais comuns a partir dos 40 anos de idade, o que contribui para diminuir a probabilidade dessa faixa etária.

A fertilidade do homem, ainda que em menor grau que a da mulher, também sofre alterações conforme eles vão ficando mais velhos. A partir dos 40 anos de idade os níveis de testosterona do homem começam a cair aproximadamente 1% ao ano. E a motilidade dos espermatozoides diminui por volta de 7%. Apesar da produção diária de espermatozoides, manter uma relativa normalidade, o volume da ejaculação também cai conforme o passar dos anos.

A disfunção erétil também é um fator determinante para a fertilidade do homem maduro. De acordo com pesquisas da Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de metade dos homens com mais de 40 anos se queixam de dificuldades de ereção.

Clínica Fecunda.

Agende uma consulta Clique aqui