Conheça os tipos de endometriose e a relação com a fertilidade

Home / Uncategorized / Conheça os tipos de endometriose e a relação com a fertilidade

Infertilidade Masculina

Conheça os tipos de endometriose e a relação com a fertilidade

A endometriose, considerada hoje uma das principais causas de infertilidade feminina, acomete mulheres de todas as idades. Algumas só a descobrem quando tentam engravidar.

Entretanto, na maioria dos casos, a doença apresenta sintomas, como cólicas menstruais muito fortes e dores durante as relações sexuais dor abdominal recorrente e menos frequentemente disquezia (dor ao evacuar). Diante de qualquer uma dessas condições, o melhor a fazer é procurar um médico, que poderá determinar, com o auxílio de exames, qual a condição da paciente.

O que é endometriose?

A camada interna do útero, um tecido denominado endométrio, é fundamental para a gestação. A endometriose é a presença de tecido semelhante ao endométrio fora do útero.

Atualmente, a endometriose pode ser classificada em três tipos:

Endometriose superficial ou peritoneal

Nesse tipo de endometriose, o tecido endometrial cresce em outras partes do corpo da mulher, como o peritônio e a superfície dos órgãos abdominais, de forma superficial (até 5 mm). Há casos em que é necessária a intervenção cirúrgica, o que demanda cuidados, já que a doença afeta órgãos importantes, como intestinos e ureteres.

Nesse caso, pode ser necessária a videolaparoscopia para o diagnóstico definitivo, já que as lesões nem sempre podem ser visualizadas por exames mais simples. Normalmente, a dificuldade de engravidar está presente nessas pacientes.

Endometriose ovariana (endometrioma)

A doença estimula a formação de cistos nos ovários, devido ao acúmulo de sangue e inflamação, o que podem comprometer a fertilidade. Com relativa frequência, os endometriomas têm aderências com estruturas e órgãos próximos, como tubas uterinas, útero, peritônio e alças intestinais. Com frequência os ovários estão aderidos entre si, atrás do útero.

Endometriose profunda

Trata-se da forma mais dolorosa talvez da doença. Nesse caso, as lesões têm profundidade superior a 5 mm e podem acometer diversos órgãos da cavidade abdominal. Normalmente se inicia atrás do útero, nos ligamentos uterossacros, diminuindo a mobilidade do órgão. É importante destacar que, na grande maioria dos casos, as mulheres apresentam diferentes tipos de lesão.

Quais os sintomas da doença?

A endometriose ovariana (endometrioma) pode não apresentar sintomas (há pacientes, inclusive, que só a descobrem quando constatada a dificuldade para engravidar), mas ela também pode ser diagnosticada em exames de rotina. Entretanto, grande parte dos casos da doença vem acompanhada de sintomas intensos e incômodos durante longos anos.

A endometriose ovariana e a profunda podem provocar fortes cólicas menstruais e dores abdominais não relacionadas ao ciclo. As dores também podem ocorrer durante as relações sexuais, e a mulher pode ter distúrbios intestinais.

Além de comprometer a fertilidade, a qualidade de vida da mulher é afetada, visto que ela pode precisar se ausentar até mesmo do trabalho durante as crises dolorosas.

Quais são as causas da doença?

As reais causas da endometriose ainda são desconhecidas. Entretanto, existe o fator genético: quando há casos na família, as possibilidades de desenvolvê-la são aumentadas. A endometriose pode se manifestar após a primeira menstruação, a qualquer momento da vida fértil da mulher, e persistir até após a menopausa.

Como é feito o diagnóstico?

Exames de rotina, como o ultrassom transvaginal, podem sugerir a presença da endometriose, e se mostra o método não invasivo de melhor qualidade. Havendo suspeita de endometriose profunda externa, é necessária uma ressonância antes do procedimento cirúrgico por via laparoscópica.

Tratamento

O que fazer então? A endometriose se apresenta por dois problemas principais: dor e infertilidade. Se o problema for apenas dor, o tratamento preferencial é o medicamentoso. Se não ocorrer melhora, algumas vezes deve-se recorrer à cirurgia.

Se o problema for infertilidade, procure um especialista em Reprodução Humana.

Gostou do post? Compartilhe-o em suas redes sociais para que outras pessoas saibam mais sobre a endometriose.

Agende uma consulta Clique aqui