Quais as principais condições que podem causar a infertilidade feminina?

Home / Doenças que causam Infertilidade / Quais as principais condições que podem causar a infertilidade feminina?

Infertilidade Masculina

Quais as principais condições que podem causar a infertilidade feminina?

Quando se fala em infertilidade de um casal, logo nos vem à mente a infertilidade feminina. A grande protagonista de uma gravidez é a mulher e, por isso, quando aparece a dificuldade para um casal conseguir a gravidez, sempre se olha para ela.

No entanto, isso não é verdade, pois só podemos responsabilizá-la por metade das causas. Assim, é muito mais apropriado falarmos de fatores femininos da infertilidade conjugal, que, na maioria das vezes, são aparentes,enquanto as causas masculinas são pouco perceptíveis.

É o caso da mulher que quase nunca menstrua ou que apresenta intensas cólicas menstruais. Também há aquelas que possuem passado de cirurgias pélvicas anteriores (lembrar de cirurgias de apêndice supurado), de infecções pélvicas decorrentes de moléstias de transmissão sexual. É claro que tais elementos nos levam a pensar em falta de ovulação, endometriose e obstrução tubária. Veremoscada um em particular.

Falta de ovulação

São variadas as condições que levam a mulher a deixar de ovular. Trataremos apenas das mais comuns: síndrome dos ovários micropolicísticos (SOMP), hiperprolactinemia, desordens alimentares e idade.

A SOMP é caracterizada por alterações menstruais com falta de ovulação, sinais do aumento dos androgênios (acne, pelos, queda de cabelos) e ovários aumentados de volume ao ultrassom. Com essas características, é facilmente suspeitada e diagnosticada.

O aumento da prolactina inicialmente leva a alterações menstruais, que podem evoluir para a falta desta (amenorreia). Às vezes se faz acompanhada por saída de leite pelas mamas (galactorreia).

Com relação às desordens alimentares, mais comuns na adolescência e adultas jovens, temos os quadros de anorexia nervosa e variantes e bulimia compulsiva. Manifesta-sepor profunda perda de peso corporal. Um quadro que não é muito lembrado é o da obesidade, que também pode levar à falta de ovulação. O melhor é sempre manter o peso corporal adequado, associando dieta com atividade física.

Outra causa importante é a idade da mulher, uma vez que os ovários começam a falhar após os 35 anos.

Endometriose

A tão discutida e frequente moléstia acomete de 10% a 15% das mulheres e em uma proporçãomuita maior nos casos com dificuldade para engravidar.

Os sintomas são bastante conhecidos: dor abdominal, cólicas menstruais e dor na relação sexual.

Suspeitada a condição, a mulher deve procurar auxílio especializado.

Fatores tubários

A trompa uterina (tuba uterina) é a porção dos genitais internos no qual passamos os primeiros dias de nossa vida. Por isso, sua saúde é extremamente importante para estabelecimento de uma gravidez. Algumas doenças levam à destruição das camadas internas, prejudicando a nutrição e o transporte do embrião ao útero.Casos mais extensos levam à obstrução total delas. Uma causa importante de lesão tubária é a infecção por clamídia, que muitas vezes permanece despercebida.

Com relação à idade materna, como referido anteriormente, a partir dos 35 anos os ovários fornecem a cada ano óvulos de menor qualidade. Por isso, não adie por maior tempo a tão desejada gravidez. Uma alternativa a tal necessidade é o congelamento dos óvulos para posterior utilização.

Se você suspeita de algum problema que possa prejudicar sua fertilidade, procure ajuda.Quanto mais cedo procurar, mais fácil será a solução e mais simples também.

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais para que outras mulheres conheçam as principais causas da infertilidade feminina.

Agende uma consulta Clique aqui