O que é epididimite?

Home / Doenças que causam Infertilidade / O que é epididimite?

O que é epididimite?

A epididimite é uma doença que atinge exclusivamente aos homens, sendo mais comum na faixa etária de 19 aos 35 anos de idade. Essa doença pode provocar bastante incômodo, dores e até mesmo afetar a fertilidade masculina.

Mas o que é epididimite? Separamos a seguir as principais informações sobre a doença. Confira e descubra tudo sobre o assunto!

O que é epididimite?

A epididimite consiste basicamente na inflamação de uma estrutura presente na bolsa escrotal, o epidídimo. Essa estrutura espiralada está na parte posterior do testículo e tem a função de transportar os espermatozoides produzidos nos testículos.

Embora seja mais comum em homens mais jovens, a epididimite pode atingir indivíduos de todas as idades. Essa condição pode ocasionar sintomas como dores testiculares e sensibilidade na região, presença de secreção uretral, febre, desconforto abdominal, desconforto para urinar, inchaço nos testículos e dor durante a ejaculação.

A epididimite pode evoluir para uma inflamação dos testículos, o que chamamos de orquiepididimite. Nesses casos, se for bilateral, é provável que a condição evolua para um quadro de infertilidade, uma vez que afetará diretamente as células produtoras dos espermatozoides do indivíduo ou causará a obstrução dos túbulos do epidídimo. Causando impedimento do transporte dos espermatozóides ao ejaculado.

Quais as principais causas da doença?

A ocorrência da epididimite está geralmente associada a um processo de infecção bacteriana ou viral no organismo do indivíduo. Em homens sexualmente ativos, as principais infecções associadas à epididimite são as infecções sexualmente transmissíveis (IST) por gonorreia e/ou clamídia.

A causa viral mais comum é a complicação da caxumba. Em crianças, a causa quase sempre é associada às infecções urinárias. Já em idosos, a principal causa associada é a infecção urinária pela bactéria E. coli.

É possível citar ainda a ocorrência de traumas na região escrotal como uma possível causa para o desenvolvimento de epididimite. Além disso, em casos mais raros, desenvolve-se a doença em razão de um efeito adversos de alguns tipos de medicações antiarrítmicas.

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico é simples. Com exame clínico se detectam as alterações do epidídimo e/ou testículos.

Exames de urina, sêmen, sangue e ultrassom podem ser necessários.

Quais os principais tratamentos?

A epididimite que se origina de infecções bacterianas deverá ser tratada com antibióticos. É muito importante prosseguir com o tratamento prescrito pelo médico ao longo do período estipulado, mesmo que os sintomas já tenham desaparecido. É possível ainda que sejam prescritos medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos.

Em casos mais severos, é possível que haja a formação de um abcesso no epidídimo, que consiste numa bolha de pus resultante da infecção da região. Nesses casos, será necessário realizar uma punção do epidídimo, de modo a drenar o excesso de pus da região.

Além disso, é importante salientar que uma vez tratada a causa de forma adequada, há uma grande tendência do quadro de epididimite desaparecer. Dessa forma, é extremamente importante buscar um médico o mais rápido possível para o devido diagnóstico e tratamento da doença.

Gostou de saber o que é epididimite? Confira também o nosso artigo sobre Infertilidade Masculina: as 5 causas mais comuns.