Quando a cirurgia por laparoscopia é mais indicada?

Home / Procedimentos Relacionados / Quando a cirurgia por laparoscopia é mais indicada?

Infertilidade Masculina

Quando a cirurgia por laparoscopia é mais indicada?

A cirurgia por laparoscopia, também chamada de videolaparoscopia, é bastante usada e há muito tempo. Inicialmente, o procedimento representava apenas um método de diagnóstico, mas acabou evoluindo. Hoje, trata-se de uma das técnicas mais refinadas para tratar inúmeras doenças em quase todas as regiões do corpo humano.

Quer saber quais são os casos em que a laparoscopia é mais indicada? Então, continue a leitura!

O que é a laparoscopia ginecológica?

A laparoscopia é um procedimento cirúrgico usado para analisar e tratar patologias que acometem os genitais internos.

Todo o processo é realizado com o auxílio do laparoscópio, um instrumento de fibra ótica que é introduzido pelo umbigo, sendo direcionado para a região desejada. A microcâmera incorporada ao equipamento dá ao médico uma visão extensa e precisa da cavidade. É possível avaliar em grande aumento e com alta definição os órgãos e tecidos internos.

Quais são as vantagens da cirurgia por laparoscopia?

Quando comparada aos demais métodos convencionais, a cirurgia por laparoscopia apresenta algumas vantagens:

Em quais casos ela é recomendada?

Realizada há muitos anos centros médicos do mundo inteiro, essa cirurgia é utilizada para identificar muitas patologias:

Endometriose

A endometriose é uma doença caracterizada pelo crescimento do tecido que reveste a cavidade uterina, resultando em uma inflamação crônica. Graças à laparoscopia, é possível que o médico identifique pequenas lesões que, em alguns casos, não são reveladas pelos exames de imagem e realize algumas intervenções.

Endometrioma

São cistos ovarianos comuns em pacientes jovens (com idades entre 20 e 35 anos), causando cólicas abdominais intensas. Eles podem ser detectados em exames ultrassonográficos e, caso sejam maiores que 4 cm de diâmetro, a cirurgia é indicada para retirá-los.

Mioma uterino

O mioma uterino é um tumor muito comum e fica localizado nas fibras musculares uterinas. Se a paciente for submetida ao tratamento e não obtiver resultados, a intervenção cirúrgica é indicada. Nesse caso, a laparoscopia pode ser utilizada para a retirada do mioma com o mínimo de desconforto e trauma ao organismo.

Doenças inflamatórias

Infecções ou doenças do trato genital feminino que indicam doenças inflamatórias pélvicas acometem mulheres de todas as idades. Com a laparoscopia, é possível confirmar o diagnóstico dessas condições, auxiliando o médico a escolher o melhor tratamento.

A cirurgia por laparoscopia é um procedimento moderno, que garante a eficácia no diagnóstico e no combate de diversas doenças. Assim que o médico faz o pedido do exame, a paciente recebe todas as orientações sobre os cuidados no pré e no pós-operatório.

Quer saber mais sobre o assunto? Ficou com alguma dúvida em relação à cirurgia por laparoscopia? Então, entre em contato conosco!

Agende uma consulta Clique aqui