Infertilidade transitória: você já ouviu falar sobre isso?

Home / Sintomas Infertilidade / Infertilidade transitória: você já ouviu falar sobre isso?

Infertilidade Masculina

Infertilidade transitória: você já ouviu falar sobre isso?

Os casais que procuram o médico especialista em reprodução humana geralmente são aqueles que enfrentam dificuldades para engravidar naturalmente.

O que acontece muitas vezes é que os exames realizados não indicam problemas crônicos ou sérios de fertilidade. Nesses casos, o casal pode estar enfrentando a infertilidade transitória, uma dificuldade momentânea de conceber.

Mas o que é a infertilidade transitória? Acompanhe o texto de hoje para saber mais sobre essa condição, suas causas e tratamentos.

O que é a infertilidade transitória?

A infertilidade transitória é uma condição na qual o casal não consegue engravidar por um período de tempo, mesmo não apresentando problemas de fertilidade ou condições de saúde que justifiquem essa dificuldade. A infertilidade transitória pode atingir tanto a mulher como o homem.

Apesar de ser uma situação temporária, a infertilidade transitória precisa ser diagnosticada para que as medidas necessárias sejam tomadas. Se a causa do problema persistir, a saúde reprodutiva pode ser afetada de forma permanente, dependendo da forma como o organismo reage.

Quais as causas?

A fertilidade dos homens e das mulheres depende do equilíbrio dos hormônios sexuais envolvidos na liberação dos gametas e na manutenção da gravidez. Os níveis hormonais podem ser afetados por diversos fatores externos e internos, por isso a infertilidade transitória pode ter diferentes causas.

As principais causas estão ligadas a hábitos de vida não saudáveis que afetam o sistema reprodutor, como:

É importante lembrar que esses fatores não necessariamente levam à infertilidade transitória, pois tudo depende de como cada organismo reage a eles. Enquanto um casal que tem algum desses hábitos consegue engravidar, outros podem ter dificuldades.

Como é o tratamento?

O primeiro passo é o diagnóstico correto feito pelo médico especialista em reprodução humana. O casal que não consegue engravidar naturalmente após 1 ano de tentativa, tempo que caracteriza a infertilidade, deve procurar auxílio médico.

O médico especialista solicita exames de fertilidade e, se eles não apresentarem alterações, ele poderá solicitar novos exames, que poderão ajudar a identificar outros fatores que podem estar atrapalhando a concepção.

Em alguns casos, pode ser necessário o uso de técnicas de reprodução humana para preparar o casal da melhor forma para engravidar e ajudar no retorno da fertilidade. Como a infertilidade é transitória, utilizam-se técnicas menos invasivas, como a relação sexual programada e a estimulação ovariana.

Conhecer a infertilidade transitória é importante para que os casais possam se prevenir e procurar um especialista se enfrentarem problemas para engravidar.

Se você gostou do texto de hoje, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas atualizações!

Agende uma consulta Clique aqui