Inseminação artificial: conheça as etapas do processo

Home / Tratamentos de Reprodução Assistida / Inseminação artificial: conheça as etapas do processo

Infertilidade Masculina

Inseminação artificial: conheça as etapas do processo

As técnicas de reprodução assistida englobam um conjunto de procedimentos realizados por médicos especialistas e têm por objetivo viabilizar a gestação para casais que enfrentam dificuldades de engravidar. A técnica é escolhida de acordo com o histórico do casal e as causas da infertilidade.

Neste post, falaremos especialmente sobre uma dessas técnicas, a inseminação artificial. Considerada uma das mais simples, a inseminação artificial facilita a fecundação de modo natural, não em laboratório. Conheça agora as etapas do procedimento!

Consulta prévia

Quando um casal encontra dificuldade para engravidar naturalmente, é preciso procurar um médico especialista em reprodução humana. Na consulta, o médico colhe informações sobre o histórico de fertilidade do casal, realiza exames físicos e solicita exames de fertilidade feminina e masculina. Os resultados auxiliam o médico e o casal a escolherem a melhor técnica a ser utilizada.

A inseminação artificial é indicada nos casos de:

Estimulação ovariana

A inseminação artificial pode ser feita no ciclo natural de ovulação ou após a estimulação ovariana com hormônios, que aumenta as chances de sucesso de gravidez.

A estimulação pode durar de 10 a 12 dias, durante os quais são realizadas cerca de 3 ultrassonografias transvaginais para acompanhar o crescimento dos folículos.

Indução da ovulação

O ultrassom indica quando os folículos ovarianos atingem o tamanho adequado. Quando isso ocorre, a mulher recebe uma dose do hormônio hCG, que induz a maturação do óvulo e, consequentemente, sua liberação. A inseminação é programada para cerca de 32 a 42 horas após a injeção do hormônio, quando o óvulo será liberado.

Preparação do sêmen

O sêmen é coletado por masturbação 2 horas antes do momento da inseminação. Os espermatozoides são preparados em laboratório e separados de acordo com a sua motilidade e morfologia. Os melhores gametas são utilizados na inseminação.

Esse preparo aumenta o potencial de fertilização dos espermatozoides a serem introduzidos no útero.

Inseminação

O procedimento de inseminação pode ser realizado em clínica ou consultório, é rápido e indolor. Os espermatozoides separados e preparados são introduzidos no útero pelo canal vaginal da mulher por meio de um cateter fino. Após a introdução, o médico mantém o colo uterino fechado por alguns minutos para que os espermatozoides não saiam e sigam o caminho até o óvulo.

Teste de gravidez

É preciso esperar em média 16 dias para realizar o teste que confirme a gravidez. É recomendado fazer o teste de sangue, pois ele possui maior sensibilidade e identifica a gravidez ainda nas primeiras semanas.

As taxas de sucesso do procedimento variam entre 8% e 12% por ciclo. Caso não haja sucesso na primeira, são indicadas mais duas tentativas.

Ultrassonografia

Depois de duas semanas do teste de gravidez positivo, o médico solicita uma ultrassonografia transvaginal. É o primeiro ultrassom da gravidez, no qual o saco gestacional é visualizado e servirá de base para determinar a idade gestacional ao longo de toda a gestação.

A inseminação artificial é uma das técnicas de reprodução que podem ajudar casais a realizar seu sonho de engravidar. Restou alguma dúvida sobre as etapas desse tratamento? Deixe um comentário aqui no post!

Agende uma consulta Clique aqui