Infertilidade feminina: conheça as principais causas e indicativos

Home / Sintomas Infertilidade / Infertilidade feminina: conheça as principais causas e indicativos

Infertilidade Masculina

Infertilidade feminina: conheça as principais causas e indicativos

Enquanto algumas mulheres se deparam com uma gravidez inesperada, outras planejam cada detalhe e sonham com seus futuros filhos. Infelizmente, algumas das mulheres do segundo grupo são surpreendidas pela infertilidade feminina.

O caminho até a gravidez pode ser longo e gerar ansiedade devido às inúmeras tentativas. Quando o casal tenta por um ano sem sucesso, é importante procurar auxílio médico. Na consulta, a paciente pode descobrir que a dificuldade para engravidar está relacionada a um problema de fertilidade. Mas será que essa é uma condição definitiva? Os avanços da medicina já permitem reverter o quadro? A resposta para essas perguntas depende de uma análise minuciosa de cada caso.

É claro que existem alguns fatores que podem ser indicativos de infertilidade, como doenças, alterações físicas, condições genéticas, entre outros. Entretanto, somente o médico poderá diagnosticar, por meio de exames específicos, a causa da infertilidade para cada caso.

Para ajudar você a entender como se dá essa situação, listamos abaixo as principais causas de infertilidade feminina.

Endometriose

A endometriose é a presença de tecido semelhante ou endometrial fora da cavidade uterina. Os sintomas podem ser cólicas menstruais intensas, dor durante a relação sexual, às vezes ao evacuar, e infertilidade.

Havendo suspeita do problema, o médico solicitará alguns exames para confirmar o diagnóstico. A endometriose, embora não possa ser totalmente curada, pode ser controlada por meio de tratamentos adequados.

Alterações na ovulação

Sabe-se que algumas mulheres possuem a Síndrome dos Ovários Policísticos. Essa condição normalmente é detectada em exames de rotina e costuma dificultar a gravidez. Além disso, existem alguns problemas hormonais que fazem com que a mulher não ovule todos os meses. Ciclos muito irregulares, por exemplo, diminuem consideravelmente as chances de engravidar.

Peso inadequado

Mulheres que estão muito acima ou abaixo do peso podem ter problemas para engravidar. Isso acontece porque a produção de estrogênio está diretamente ligada à quantidade de tecido adiposo existente no organismo.

Esse hormônio está ligado à ovulação, e qualquer desequilíbrio relacionado a ele pode comprometer a capacidade de ovular, fazendo com que a mulher não consiga engravidar. Por isso, ter uma dieta balanceada, manter problemas da tireoide sob controle e exercitar-se regularmente são ações que favorecem indiretamente a fertilidade.

Alterações do aparelho reprodutor feminino

Se você enfrenta dificuldades para engravidar e pretende se consultar com um especialista, provavelmente o médico solicitará exames para verificar se não há alterações em seus órgãos reprodutores.

Obstruções, encurtamentos ou deformações das trompas são as principais modificações que impedem a ovulação. Entre outras anomalias, podemos citar o fechamento da cavidade uterina, os pólipos uterinos e alguns problemas relacionados à genética.

Álcool e tabagismo

O hábito de beber muito e com frequência pode prejudicar a fertilidade, pois o consumo excessivo de álcool pode alterar a produção dos hormônios femininos que agem diretamente sobre a fertilidade, causando graves consequências à fertilidade.

O cigarro é outro vilão na vida das mulheres que desejam engravidar, pois as substâncias tóxicas contidas no tabaco e na fumaça também afetam a fertilidade feminina.

Agora que você já sabe como identificar os maiores vilões que agem a favor da infertilidade feminina, não deixe de observar esses indicativos para tratá-los caso esteja tentando engravidar.

Aproveite para conhecer também as principais doenças que afetam a fertilidade feminina e masculina!

Agende uma consulta Clique aqui