o que é fertilização in vitro?

Home / Tratamentos de Reprodução Assistida / o que é fertilização in vitro?

Infertilidade Masculina

o que é fertilização in vitro?

O sonho de ter filhos está presente no imaginário de milhares de pessoas no mundo todo. Para muitos deles, porém, a concepção natural de uma gravidez é biologicamente inviável, o que acaba gerando uma frustração para toda a família.

Felizmente, os progressivos avanços da medicina reprodutiva permitem que esses casais encontrem alternativas para realizar o sonho de ter um filho, e uma das mais conhecidas delas é a FIV, ou fertilização in vitro.

Em termos gerais, a fertilização in vitro se refere ao processo laboratorial criado para possibilitar a fecundação do óvulo em ambiente controlado e a transferência do mesmo para o útero materno, podendo assim ter o seu desenvolvimento completo durante a gestação.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, separamos aqui algumas das principais informações sobre a FIV:

Como funciona a FIV?

Estimulação hormonal

São administrados medicamentos que induzem uma poli ovulação para maximizar os resultados. Esta medicação hormonal pode ser por via oral ou injeções subcutâneas. A resposta ovariana pode ser diferente de uma mulher para a outra, sendo a idade o principal fator a influenciar nessa resposta após seguimento clínico e ultrassonográfico .

Coleta dos gametas

É feita a aspiração folicular de todos os ovócitos maduros, procedimento esse feito com finas agulhar introduzidas diretamente até os ovários onde estão localizados os folículos estimulados.

No mesmo dia em que foi feito a aspiração dos folículos maduros é feito a coleta do material masculino. Em casos de não haver gametas no sêmen masculino, a coleta é feita por meio de uma punção testicular.

Em caso de não haver produção de gametas por parte dos genitores interessados no procedimento, é necessária a utilização de material proveniente de doadores.

Fecundação do óvulo

Para acompanhar o desenvolvimento dos óvulos eles serão colhidos por ultrassom vaginal.

Os óvulos obtidos serão, no laboratório, fecundados. Há 2 maneiras principais hoje utilizadas.

A convencional onde cada óvulo é colocado junto à espermatozoides selecionados (+ ou – 100.000 para cada óvulo) ocorrendo um processo natural de fecundação. Também existe a fecundação através da injeção de um único espermatozoide dentro do óvulo (ICSI) esta atualmente é a mais usada..

Transferência dos embriões

É acompanhado ainda no laboratório os primeiros dias de desenvolvimento celular do recém formado embrião, e após isso é transferido diretamente para cavidade uterina. Para aumentar as chances de sucesso, normalmente são utilizados mais de um embrião no momento da transferência, número que irá variar de acordo com a faixa etária da paciente.

Esse procedimento é bastante simples, mas um dos mais importantes em todo processo. Com o auxílio de um espéculo, o fertileuta insere um fino cateter contendo os embriões na região uterina da mulher, o que é monitorado em tempo real por meio de imagens de ultrassom.

Confirmação da gestação

Por volta de uma quinzena após a realização do procedimento, são feitos testes para verificar o êxito do tratamento de fertilização in vitro. Em caso de sucesso, a gravidez ocorrerá como qualquer outra, de acordo com as condições de idade e saúde da gestante.

Qual a duração do tratamento?

No total, o tratamento de fertilização in vitro dura cerca de 25 dias contados desde a coleta dos gametas masculinos e femininos até a implantação no útero da mulher.

Para quem a FIV é indicada?

A fertilização in vitro é indicada para casais nos quais um dos parceiros possui problema na produção ou liberação de gametas. Nas mulheres, podemos citar como exemplos a ocorrência de problema nas trompas ou endometriose, que são condições que dificultam a passagem dos espermatozoide até o óvulo por meios naturais. Já no caso dos homens, é possível que haja problemas na produção dos espermatozoides.

Para os casos onde o fator masculino é severo ainda se tem a opção da FIV com ICSI, que em inglês significa Intra Citoplasmatic Sperm Inject, e em português podemos traduzir como Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide, técnica auxiliar a FIV que injeta o espermatozoide diretamente dentro do óvulo, facilitando assim sua fecundação.

A FIV também é indicada para mulheres que já passaram dos 38 anos, quando o ocorrência de gravidez natural é mais difícil.

Vale citar ainda que o procedimento de FIV pode ser realizado por casais homoafetivos. Nesse caso, combina-se gametas de um dos parceiros ao de um doador. Em casais masculinos, é necessária a presença de uma mulher que se voluntarie a conceber a gestação a partir do material gamético utilizado no procedimento.

Se interessou pelo procedimento de fertilização in vitro e quer saber o que é preciso para realizar o sonho de ter um filho? Fale com o médico especialista e passe por uma avaliação, o tratamento é sempre individualizado de acordo com as necessidades de cada casal!

Agende uma consulta Clique aqui