Quais são os sinais de infertilidade feminina?

Home / Sintomas Infertilidade / Quais são os sinais de infertilidade feminina?

Infertilidade Masculina

Quais são os sinais de infertilidade feminina?

A dificuldade para engravidar pode gerar ansiedade ao casal, e, na maioria dos casos, a infertilidade feminina ou masculina está associada a problemas no organismo, por isso é importante que tanto o homem quanto a mulher procurem um médico.

É preciso estar atenta aos sinais do seu corpo. Veja abaixo os 6 principais sintomas de infertilidade feminina.

1. Menstruação irregular

Um ciclo menstrual regular dura de 25 a 35 dias. Se as suas menstruações ocorrem em intervalos muito maiores ou menores que isso ou se os intervalos variam muito, trata-se de um ciclo irregular.

Ter ciclos irregulares pode estar ligado a fatores hormonais, nutricionais ou a problemas do sistema reprodutor feminino. Um exemplo disso é a síndrome dos ovários policísticos, que afeta diretamente a fertilidade feminina.

2. Idade

O ápice da fertilidade feminina costuma ocorrer entre os 20 e os 34 anos. Após os 35, normalmente a reserva ovariana começa a cair, e os hormônios também tendem a sofrer alterações. Isso representa maior dificuldade para engravidar e riscos maiores de gerar um bebê com alterações cromossômicas, como a Síndrome de Down.

3. Miomas

Trata-se de nódulos benignos, que surgem nas paredes do útero e podem comprometer a fixação do embrião, dificultando a gravidez.

Normalmente, os miomas se formam a partir do aumento dos níveis de estrogênio no organismo da mulher com a menarca. Os tamanhos atingidos podem ser bem grandes e alguns chegam ao equivalente a uma gestação de 5 ou 6 meses, porém são raros.

A boa notícia é que o tratamento é eficaz na maioria dos casos. Os mais comuns são medicamentos ou cirurgia para remoção.

4. Procedimentos e tratamentos

Mulheres que passaram recentemente por tratamento de quimioterapia podem ter dificuldades para engravidar. Isso acontece porque, ao combater as células cancerígenas, o medicamento também ataca outras células do organismo, inclusive os óvulos.

5. Endometriose

A endometriose é uma doença na qual a camada de tecido que reveste o útero aparece fora do útero, causando um problema inflamatório. Em casos mais graves, as alterações podem comprometer também o funcionamento de outros órgãos da cavidade abdominal.

No útero, o problema pode impossibilitar a gravidez. Quem sofre com endometriose costuma ter fortes cólicas e ciclos menstruais muito intensos, que duram de 3 a 7 dias. Felizmente, o tratamento também é eficaz, na maior parte dos casos.

6. Hábitos de vida não saudáveis

Quando a mulher tem o hábito de beber e/ou fumar, leva uma vida sedentária e não se alimenta bem, a fertilidade pode ficar comprometida.

O cigarro diminui a ovulação, enquanto o álcool age diretamente sobre os hormônios femininos, fazendo com que sejam produzidos em menor quantidade. O mesmo vale para uma grande ingestão de açúcares e gorduras.

Manter hábitos saudáveis e uma rotina que inclua atividades físicas reflete positivamente em todo o organismo, inclusive quando o assunto é fertilidade. É importante lembrar que somente um médico pode diagnosticar a infertilidade feminina, então não deixe de procurar um especialista em reprodução humana caso tenha identificado alguns desses sintomas.

Gostou de saber mais sobre infertilidade feminina e quer continuar acompanhando outras dicas e informações sobre o assunto? Curta a nossa página do Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Agende uma consulta Clique aqui