Infertilidade masculina: as 5 causas mais comuns

Home / Sintomas Infertilidade / Infertilidade masculina: as 5 causas mais comuns

Infertilidade masculina: as 5 causas mais comuns

Quando um casal enfrenta problemas para ter filhos, existe uma série de fatores que pode contribuir para a falha nas tentativas.

Embora existam opções de tratamento ou mesmo outros meios de alcançar a paternidade, muitos homens se sentem frustrados diante da possibilidade de serem inférteis.

Pensando nisso, separamos abaixo causas comuns para a infertilidade masculina. Confira a seguir e saiba mais sobre o assunto!

1. Varicocele

A varicocele consiste no surgimento de varizes na região escrotal. O sistema venoso que drena os testículos pode apresentar deficiência em suas válvulas, o que pode ocorrer por fatores como compressão contínua da região ou mesmo por predisposição genética.

A partir de uma deficiência no fluxo sanguíneo local, o quadro de varicocele acaba por diminuir gradativamente a qualidade do esperma produzido e, por fim, levar à infertilidade. Muitas vezes, essa condição é assintomática e, em alguns casos, pode apresentar um certo aumento na região do escroto ou dor.

No caso de comprovação clínica de que a infertilidade do paciente é decorrente de varicocele, é necessária intervenção cirúrgica para a correção do problema.

2. Anomalias nos espermatozoides

A chegada dos espermatozoides ao óvulo depende não só do ato sexual em si, mas também de uma ação mecânica por parte dos gametas masculinos.

Existem anomalias que causam mau funcionamento dessas estruturas nas células, prejudicando, assim, sua motilidade e/ou morfologia, o que impossibilita a fecundação.

Essas alterações possuem como principal causa a predisposição genética, mas podem se dar, ainda, por influência de fatores ambientais. Esses pontos estão associados a maus hábitos, tais como alcoolismo, tabagismo, exposição demasiada à poluição ou obesidade, por exemplo.

É importante que o homem procure um médico para a realização de um espermograma. A partir desse exame, é possível avaliar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides do paciente e, assim, avaliar sua fertilidade.

3. Disfunções hormonais

Todos os processos metabólicos do organismo humano dependem direta ou indiretamente da ação de hormônios. No que se refere à produção dos espermatozoides, não é diferente.

Sendo assim, uma deficiência hormonal pode afetar diretamente a fertilidade masculina. Um desequilíbrio que pode causar infertilidade masculina é a baixa produção de testosterona, por exemplo.

Esse hormônio possui importante papel na expressão dos caracteres masculinos, mas, sobretudo, tem ação direta no desenvolvimento das gônadas. Assim, baixos níveis de testosterona podem configurar um quadro de infertilidade.

Em casos de falha do casal nas tentativas de engravidar, vale a pena buscar a orientação de um andrologista para averiguar uma possível disfunção hormonal.

4. Questões relacionadas à ejaculação

Um quadro relacionado à ejaculação que causa infertilidade no homem é chamado de ejaculação retrógrada.

No caso, pode ocorrer um desvio da ejaculação, extravasamento do esperma para a bexiga, o que causa um aspecto leitoso na urina após o ato sexual. A partir disso, o esperma não alcança o útero, o que impossibilita a fertilização do óvulo.

A causa mais comum é o diabetes.

Vale lembrar que é sempre importante buscar ajuda médica para uma avaliação correta da causa da infertilidade masculina. Em alguns casos, é possível que uma conduta terapêutica leve o indivíduo à possibilidade de ser fértil.

5. Ausência de espermatozoides no sêmen (azoospermia)

Nessa condição, o ejaculado não contém as células germinativas masculina (espermatozoides). As causas podem ser genéticas, hormonais ou obstrutivas.

É possível determinar com precisão a causa. O tratamento depende dessa identificação, porém a maioria delas requer reprodução assistida (bebê de proveta).

Na impossibilidade de encontrar espermatozoide próprio, é oferecido obter sêmen de doador para engravidar a parceira.

E aí, você gostou de saber mais sobre causas da infertilidade masculina? Então curta a nossa página no Facebook para sempre estar por dentro de assuntos como esse!